O que é Marketing Olfativo?

Marketing Olfativo

O marketing atual não está funcionando. Novos produtos fracassam a uma velocidade desastrosa. A maioria das campanhas não registram nada de interessante  na mente de seus consumidores. Ainda existem marcas poderosas, elas aprenderam a se manterem vivas na mente de seus clientes. Elas oferecem ao menos um benefício e nada compensa essa ausência.

A sua marca precisa oferecer algo a mais, uma experiencia sensorial que emocione, apresentar um produto visualmente em um anúncio não é suficiente, vale muito incluir som, como uma música, pois ao combinar estímulos visuais e auditivos oferece um impacto tipo 2+2 = 5. Vale ainda mais acionar outros sentidos como, olfato por exemplo. A maioria das empresa  escolhem o caminho  mais fácil para colocar suas marcas no mercado. Elas compram espaços caros e fazem afirmações clichês, sua marca precisa ser muito mais criativa.

Diga-me e eu esquecerei; Mostre-me e talvez eu lembrarei; Envolva-me e eu vou entender. Benjamin Franklin

Faça Sentido

Para qualquer marca, propaganda ou solicitação funcionar (e manter-se na memória) é preciso de alguma forma abrir espaço no cérebro humano, que como você deve saber, gosta de filtras e descartar informações não importantes. A emoção chama nossa atenção por meio dos sentidos, que então influenciam no processo decisório. Marcas que criam um a conexão emocional com os consumidores são muito mais fortes do que aquelas que não o fazem, é simples e complicado assim. As pessoas vinculam com maior intensidade as marcas que envolvam som, toque, cheiro e sensações.

Martin Lindstrom certa vez levou a um grupo de adolescentes diversas peças de calças jeans. O jeans azul é um item conhecido por todos alunos de ensino médio dos EUA obcecados por moda e marcas. Uma das meninas, Olívia segurou uma calça jeans no colo.

- Estes são Abercrombie! - anunciou com felicidade.

Da forma mais casual possível, perguntei:

- Então como você sabe que esses jeans são da marca Abercrombie?

- Por causa do cheiro - Olívia respondeu. Ela então passou a passar a cheirar a fragrância doce (alguns diriam enjoativa) dos jeans da Abercrombie & Fich que estava segurando.

O que a Olívia segurava parecia com qualquer outro par de jeans, ele poderia ser de qualquer marca, mas essa estudante de ensino médio identificou o jeans sem pestanejar por uma única razão: o seu aroma inconfundível.